quinta-feira, 10 de março de 2016

Reunião com as escolas do município e o cronograma de 2016.

Para que a Mostra seja cada vez melhor, precisamos inicialmente que as Escolas participem. Desde 2009, o número de trabalhos tem aumentado: de cerca de 40 trabalhos em 2009 até quase 70 em 2015 (e não tivemos mais trabalhos devido a falta de espaço! ), mas o número de escolas com trabalhos na Mostra não cresceu na mesma proporção. É claro que entendemos que para algumas escolas, participar da Mostra é uma grande dificuldade. O que fazer? Continuar trabalhando para tentarmos vencer estas dificuldades (em Santo Antônio existem muitas escolas localizadas em bairros distantes da sede, na área rural do município).

E dentro desta estratégia de incentivar a participação de um número maior de escolas, realizamos no começo do ano uma apresentação das propostas da Mostra para as diretoras e diretores das escolas municipais e estaduais existentes em Santo Antônio da Patrulha.

No dia 03 de março, no período da manhã o encontro foi com as diretoras deas Escolas de Educação Infantil, e no período da tarde com as  Escolas de Ensino Fundamental, todas municipais. E no dia 07 de março nos reunimos com a direção das Escolas Estaduais.

Nestas reuniões, foram apresentados o cronograma de atividades preparatórias para a a VIII Mostra de Ciências e do Conhecimento.

Em 2016 serão ofertadas  quatro  oficinas de formação: (1) "Coleta de Dados Sociambientais/Introdução a Projetos Investigativos" nos dias 09,23 de março, 13 de abril e 11 de maio,que serão ministradas pelo Professor Charles Gudotti; (2) "Ciência e Tecnologia de Fotografia e Vídeo" nos dias 18 de março, 01,08, ,19 de abril, que serão ministradas pelos Professores Fernando Kokubun e Luciano Silva; (3) "Os números em nossa vida" nos dias 20 de maio, 03,10 e 17 de junho, que serão ministradas pelas Professoras Raquel Milani e Karin Jelinek; (4) "Noção de Escala - da nossa cidade ao Unverso", nos dias 22,29 de junho e 06, 13 de julho, que serão ministradas pelos Professores Fernando Kokubun e Andre Rocha. Todos docentes que atuam no campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha.  Todas oficinas de 40 horas, sendo 20 presenciais e 20 de atividades nas escolas.

Além das oficinas, teremos no dia 03 de maio, uma atividade do Neuroeduca, coordenada pela Professor Daniela Marti Barros, da FURG de Rio Grande e nos dias 10 e 17 de agosto, as oficinas de "Construção de Foguetes", que serão ministradas por docentes do Colégio Militar de Porto Alegre e pelo Professor Fernando Kokubun.

A semana da Mostra será aberta no dia 16 de outubro com a realização de uma competição de lançamento de foguetes (movidos a água) e a VIII Mostra será realizada no dia 20 de outubro.

E em dezembro, com data a ser definida, teremos a apresentação dos relatos dos bolsistas de 2016.

Será um ano com muitas atividades! E esperamos contar com vocês!


quarta-feira, 9 de março de 2016

A Oitava Mostra em 2016 - retomando nossos caminhos.

A Mostra de Ciências e do Conhecimento, realizado desde 2009 em Santo Antônio da Patrulha terá a sua oitava edição em 2016. E pelo sexto ano consecutivo conta com o apoio do CNPq.

A Mostra ocorre sempre no mês de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido pelo MCT. O tema deste ano, em concordância com o Ano Internacional da Leguminosa , será "Ciência Alimentando o Brasil", um tema de grande importância.

Mas a Mostra é somente uma parte de um longo processo que inicia com o planejamento das atividades (em janeiro e fevereiro) a serem desenvolvidas ao longo de 2016 e termina com um encontro dos novos bolsistas de  escolhidos na Mostra do ano, com os bolsistas escolhidos no ano anterior. Neste encontro, os bolsistas que estão terminando as suas atividades, apresentam um breve relato das atividades realizadas no ano.

Para 2016, as atividades foram oficialmente iniciadas em 29 de fevereiro, com uma palestra ministradas pelas Professoras Fernanda Pagnussat e Kessiane de Moraes que atuam no campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha. A palestra "Hábitos alimentares e a qualidade de vida"  abordou temas de grande atualidade, relacionados com os hábitos alimentares, os tipos de alimentos industrializados e suas relações com uma alimentação saudável.

A palestra de abertura.


Foi uma excelente palestra, para iniciar um ano de muitos trabalhos e novas propostas para as atividades da nossa Mostra. Inclusive com a retomada do blog!

E para quem desejar conhecer um pouco do que foi abordado, as professoras Fernanda e Kessiane, indicaram os textos que podem ser acessados nos links Guia Alimentar e Alimentação Saudável .