quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oficina de Fisica e Astronomia IC Jr - Parte I

No dia 12 de setembro tivemos a primeira parte da oficina sobre física e astronomia para os alunos de IC Jr. Tratamos de alguns tópicos para mostrar o que a física estuda. Mas antes falamos sobre a importância de efetuarmos medidas corretas e o significados dos números nas medidas que efetuamos.

A primeira tarefa foi verificar uma história que com certezas muitos já ouviram: de que deitados somos mais altos do que quando estamos de pé. Será que é verdade? A única maneira de saber seria realizando um experimento. Então todos tiveram sua altura medida estando em pé, e depois estando deitado. Ah, além dos alunos de IC Jr, contamos com a colaboração de outras pessoas: o Fábio, Carlos e a Andréa.


E qual foi o resultado? Realmente se ficarmos deitados, ficamos mais altos! Algumas pessoas cerca de de 1cm e outras mais de 2 cm. Portanto é verdade que ficamos mais altos quando estamos deitados. Experimente fazer estas medidas em casa, é bem simples.

E por que ficamos mais altos? Um bom tema para pesquisa.

E antes das aulas outras pessoas serviram de "cobaias", obrigado ao Diego, Bianca e Bruna pela ajuda. Pena que não tenho fotos de vocês.

Depois desta rápida introdução, foi mostrado alguns objetos de estudo da física: ótica, dinâmica, acústica e ondas.

Após um tempo para todos olharem e mexerem nos experimentos, fomos estudar um pouco de Astronomia, e começamos pelo Sistema Solar. Eu até tentei desenhar um círculo e um elipse para tentar ilustrar os tipos de órbitas que existem, mas eu realmente sou um PÉSSIMO desenhista, e acho que não ficou bom.

Das órbitas, passamos a discutir porque temos diferentes estações do ano. E por que? Também fica como um bom tema para estudos. Aos alunos expliquei, espero que tenham entendido. Então quem tiver curiosidade, pergunte a eles. Ah, não tem nada a ver com  variação da distância da Terra ao Sol.

A parte prática, foi de tentarmos montar as distâncias dos planetas em uma escala que pudéssemos entender melhor as distâncias entre os planetas. E nesta parte, os alunos montaram uma tabela com as distâncias dos planetas  ao Sol, considerando a Terra a um metro de distância do Sol. Ou seja, fizemos uma espécie de maquete do Sistema Solar, somente considerando as distâncias. E ai, os alunos colocaram a mão na massa, ou melhor nos números e fizeram as contas.

E como ficou? Podemos notar na nossa construção em escala  que os quatro planetas mais internos estão relativamente  bem próximos, mas depois um grande vazio, e os planetas além de Marte parecem ficar bem distantes um dos outros.

Acho que os alunos não imaginavam que em uma escala real o sistema solar ficaria assim. Até discutimos sobre os modelos que usualmente nos apresentam, de que os mesmos estão sempre fora de escala.


Ah obrigado ao Nicolas, Kelvin e Gabriel pela ajuda.


E as fotos? Posto depois. Inclusive alguns vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário