terça-feira, 17 de abril de 2012

A ultima atividade de sexta - Um olhar no escuro do céu.

E depois do lanche ...

A última atividade do dia seria uma observação astronômica, mas o céu não estava para "peixe", ou melhor, para estrelas. A noite com nuvens, indicava para um triste final para o dia intenso de atividades. Mas sem, estrelas, o Professor João Rodrigo Souza Leão do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), nos havia dito que apresentaria um rápido seminário. Pelo menos, ficaríamos sentados.






Enquanto o Professor João preparava o início, da palestra, o pessoal estava curioso sobre o que havia dentro da enorme caixa ao lado da mesa do palestrante.


A caixa misteriosa. O que será que tem dentro dela?


Mas logo a palestra começou ...



E como um passe de mágica, todo cansaço do dia foi embora. A mágica da ciência aliada a um palestrante inspirado e apaixonado pelo que faz, transmite a todos mais do que o conhecimento, a alegria de aprender.


Nosso conhecimento, ou melhor a nossa busca pelo conhecimento não tem fim. E esta busca pelo conhecimento, como bem mostrou o Prof. João, caminha passo-a-passo com o desenvolvimento da humanidade. Passamos das estrelas para as galáxias, para o nascer e morte do nosso Sol (não se preocupem, vai demorar mais alguns bilhões de anos, ainda tem tempo para um lanchinho), caminhamos por perguntas ainda sem respostas, mas que sempre fascinaram a humanidade  "será  que existe vida fora da Terra?", passeamos por nuvens de gás e poeira, conhecemos os berçarios de estrelas, enfim, a nossa viagem ao Universo foi fascinante! Passamos até pelas ruínas de Stonehenge e até Goethe "entrou" na palestra!


A apresentação foi simplesmente iluminadora, como podemos ver na face alegre da platéia. Parabéns ao Professor João pela palestra cativante e bem humorada!



Ah, mas o que tinha naquela caixa? Um telescópio! Já que o céu não permitiu observar estrelas, galáxias e tudo mais, o jeito foi olhar outras coisas.


Mas não vou contar o que foi observado!


Um grande abraço ao João Leão e seus alunos que nos propiciaram um belo fechamento para um dia cheio de atividades!



Após a palestra, fomos jantar e depois descansar, para  estarmos pronto para a nossa última atividade antes de retornar a Santo Antônio da Patrulha: a nossa visita na Estação Marinha de Aquacultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário