quarta-feira, 18 de abril de 2012

Oficina de Agricultura Orgânica

A primeira oficina do ano, foi realizada no dia 22 de março. O tema abordado foi a de Agricultura Orgânica, sendo o Professor Marcelo Silveira Badejo o ministrante, com ajuda da acadêmica do curso de Engenharia Agroindustrial - Industrias Alimentícias , Hemilim Barbosa de Fraga.

A oficina foi realizada na sala de video-conferências do Polo Universitário.

A plateia esperando o início da oficina.


Na oficina, o Prof Marcelo tratou da importância da agricultura orgânica para a economia familiar.

Hemilin e o Marcelo, fazendo os últimos ajustes.
O aproveitamento de restos de alimentos, para a criação de uma composteira para produção de adubo orgânico foi um dos temas abordados, e uma atividade prática de como construir uma composteira de baixo custo.

A composteira, além de restos de alimentos, contém minhocas de um tipo especial, para ajudar na decomposição dos alimentos. O Prof. Marcelo explicou a necessidade de manter o material orgânico em um local bem fechado, para evitar o mal cheiro e a presença de insetos e ratos.

A composteira sendo composta de várias caixas , colocadas uma sobre a outra, sendo que na última, uma tampa deve manter o sistema fechado. Uma pequena torneira no final serve para drenar o chorume.

A composteira, com a torneira visível na parte inferior.
As caixas foram desmontadas, para mostrar o seu funcionamento. A Hemilin abriu uma das caixas, mostrando  resto de alimentos que estava dentro da caixa.

Será que a  Hemilin está avisando para não comerem o pão? Ou estão procurando as minhocas?
As caixas , as tampas e as torneiras que formam o kit, foram adquirdas com recursos do CNPq. Algumas escolas levaram os kits no ano passado, para serem montadas nas escolas. Neste ano ainda não compramos os novos kits, mas logo que sejam adquiridos serão novamente colocados a disposição das escolas.  O custo de cada kit é bem reduzido, e mesmo com restos de comida, se for bem montado, não tem problemas com moscas, ratos e outros bichos. E sobretudo não tem mal cheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário