segunda-feira, 16 de abril de 2012

Visita na EQA

A nossa próxima visita (às 17 horas) foi na Escola de Química e Alimentos (EQA). Para ir do IO para a EQA, fizemos uma pequena caminhada, entre as arvores do campus e o descampado que existe entre os dois locais.

Caminhando entre as árvores, em dia seco é  um passeio tranquilo e gostoso.
Na EQA, quem nos recebeu foi o Professor Marcelo D' Oca, que passou um tempo em Santo Antônio da Patrulha e participou também da Comissão Avaliadora da Mostra em 2011. Inicialmente conhecemos alguns dos laboratórios que ficam dentro do prédio da EQA.

Macelo D'Oca
Depois ele nos guiou para uma planta piloto de produção de biodiesel, produzida com óleo de mamona.

Entrada da planta piloto de produção de biodiesel.
No momento, a produção de biodiesel estava parada, mas as instalações estavam prontas para a produção.

E apesar do cansaço, todos estavam prestando atenção para as explicações do Marcelo, sobre o processo de funcionamento da planta piloto, e da importância do biodiesel. Além das dificuldades existentes para manter uma produção regular do óleo, devido desde a problemas na produção até a de inexistência de recursos humanos para a manutenção da planta piloto.

Sobre biodiesel, no sábado veriamos uma outra fonte para a sua produção. Mas fica para depois.

Após esta visita, todos foram fazer um lanche, afinal, um pouco de descanço e alimento para o estômago, sempre é bem vindo.  A proxima atividade (a última do dia), teria que esperar o lanche e o descanso. Mas como estávamos desde as 8:30 da manhã nesta maratona (com uma pausa para o almoço), um descanso era necessário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário